Resenha: Half Bad - Sally Green


Título: Half Bad - Meia Vida - Livro 1
Autora: Sally Green
Editora: Intrínseca
Páginas: 304
Skoob: Adicione


Nathan, filho de uma bruxa da Luz com o mais poderoso e cruel bruxo das Sombras. O adolescente vive com a avó e os meio-irmãos e é visto como uma aberração por seus pares. O Conselho dos Bruxos da Luz vê nele uma ameaça, que precisa ser domada ou exterminada. Prestes a completar dezessete anos – época em que todos os bruxos passam por uma cerimônia em que seu dom é finalmente revelado, bem como sua denominação como bruxo da Luz ou das Sombras –, agora Nathan terá que correr contra o tempo para achar o pai, que jamais teve oportunidade de conhecer, e salvar a própria pele.

Eis aqui um livro que me conquistou profundamente por conter aspectos tão originais mesmo parecendo inicialmente, ser algo já visto antes. Não se deixe enganar pela presença de bruxos na história ou por comentários de outras pessoas e já vá logo pensando “Ah, isso é cópia de Harry Potter” porque definitivamente, não é.

A história tem como narrador o Nathan, que é um jovem Brux, filho de uma bruxa da Luz e um bruxo das Sombras. Ou seja, ele é um meio-código. Como se isso já não fosse motivo o suficiente pra ele ser tratado de um modo diferente, o pai dele, o Marcus, é o bruxo das  Sombras mais poderoso e temido por todos.  Nathan nunca teve contato com o pai e muito menos chegou a conhece-lo, sua mãe cometeu suicídio quando ele era bebê e por isso ele vive com a avó materna e com os meio-irmãos. Cercado por bruxos da Luz (que teoricamente seriam os bruxos bons), Nathan enfrenta uma rotina de julgamento e exclusão por ser meio-código e acaba sofrendo perseguição por parte do Conselho dos Bruxos da Luz, que enxergam ele como uma possível ameaça. Os Bruxos da Luz estão em constaste conflito com os Bruxos das Sombras, e mais adiante na história é possível perceber que essa guerra muitas vezes é por motivos equivocados.


Nathan está prestes a completar 17 anos, que é quando acontece uma cerimônia onde o Brux precisa receber três presentes de um ancestral para finalmente se tornar um Bruxo completo e descobrir seus poderes. Caso essa cerimônia não aconteça, o Brux morre. Como o Nathan é meio das Sombras e meio da Luz, existe a possibilidade dele receber a denominação de Bruxo das Sombras após a cerimônia e isso deixa o Conselho em alerta, sempre mandando notificações pra casa dele e rastreando cada passo. O conflito principal da história vai se desenvolver a partir dessa situação entre o Conselho e o Nathan, e também acompanhamos a trajetória dele em busca desses presentes.

A escrita da Sally é incrível, do tipo que faz com que você não queira largar até chegar na última página. Ela soube muito bem como direcionar a história sem que ficasse cansativa ou lenta. Fiquei completamente e extremamente apaixonada por esse livro, o Nathan provocou em mim aquela sensação de querer protege-lo porque ao decorrer da história, percebemos que todo o julgamento existente em relação à ele é baseado no pai dele, e não nele. A Sallly aborda questões que podem ser trazidas pro nosso cotidiano facilmente, como a definição do bem e do mal. Os Bruxos da Luz não são necessariamente todos bons por serem da Luz, e os Bruxos da Sombras não são todos ruins por serem das Sombras, mas a visão de todos continua sempre a mesma, no que resulta a perpetuação da guerra entre todos. O livro tem uma mistura de distopia e fantasia, o mundo dos Bruxos é inserido no mundo dos humanos (os Felix) só que eles não participam diretamente da história, funcionam somente como um pano de fundo pra história central, que é a dos Bruxos. A relação do Nathan com os irmãos, principalmente com o Arran, é de um companheirismo e amor extremos, um dos pontos que mais amei na historia. Outro personagem que ganhou meu coração foi o Bruxo das Sombras, Gabriel, que foi chegando de mansinho com todo seu charme, sedução e completa devoção ao Nathan. A capa do livro é maravilhosa e bem original, infelizmente não tenho a versão física, mas já to desesperada pra comprar e reler. 

Quote Favorito:

"— Está acontecendo comigo, Arran. Eu sinto. Sou um bruxo das Sombras.
— Não é, não. O seu corpo é assim, não você. O seu verdadeiro eu não tem nada a ver com um bruxo das Sombras. Você tem alguns dos genes de Marcus e alguns de Saba. Mas isso é físico. E não são o lado físico, os genes, seu dom que fazem você um bruxo das Sombras. Você tem que acreditar nisso. É o modo como pensa e age que mostra quem você é. Você não é mau, Nathan. Nada em você é mau. Vai ter um dom poderoso, todos podemos ver isso, mas é como vai usá-lo que vai mostrar se você é mau ou bom"


Espero que eu tenha conseguido descrever pelo menos um pouco do quão excelente é esse livro e do quanto a história é especial e única.

Adianto logo que já li o segundo da trilogia, o “Half Wild”, e o negócio só ficou melhor, minha gente, muito melhor.

Não pretendo fazer resenha porque possivelmente não vou me segurar e só vai ter spoiler, mas posso dizer com toda certeza, É MUITO BOM, BOM PRA CARAMBA. LEIAM, LEIAM, LEIAM!!

“Half Lost”, o livro que encerra a trilogia, tem previsão de lançamento pra Março de 2016 (nos EUA). 

Postar um comentário